COMPRO MATERIAL DA FEB: JULIOZARY1997@GMAIL.COM

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

MEDALHÃO DO SEGUNDO BPCh - SP - OS MP DA FEB

Durante a guerra, a FEB teve uma tropa tipo polícia, que ostentava o braçal de MP (Military Police) modelo americano. Inicialmente o efetivo desta tropa era de um pelotão, que depois foi aumentado para uma Companhia, ou seja, de uns 40 para uns 200 homens, aproximadamente.

Estes MP foram recrutados da extinta Guarda Civil de São Paulo. Informações mais detalhadas sobre esses elementos podem ser lidas no livro do Coronel Telhada.


Imagem: Marcelo Bonini

Segue um breve relato sobre os MP do Maj Galdino, da PMSP.

Os MP ficavam inclusive na retaguarda, mas, seu trabalho ia muito além disso.
Sua atuação na linha de frente própriamente dita era enorme.
Para fazer o reconhecimento de estradas não conhecidas, calcular o melhor momento de cruzar uma ponte sem ser bombardeado, acompanhar a tropa, escolhendo melhor itinerário, a fim de chegar à frente de combate, exigia que o MP estivesse o tempo todo se expondo na própria linha e em vários outros locais incertos.
Para fazer tudo isso eles tinham que ir antes da tropa.
Os MP também fizeram serviço de combate direto, casa por casa, após a tomada das cidades (em Camaiore ocorreram vários combates com os MP).
Para escoltar prisioneiros de guerra capturados na linha de frente eles tinham que ir até lá buscá-los (um dos 80 MP morreu assim).
A isso acrescente-se o serviço de polícia ostensiva e investigativa, bem como participação em interrogatórios, na retaguarda (outro MP morreu assim).
Isso sem contar que os MP foram escolhidos a dedo pelo Gen. Zenóbio, que tinha muito apreço por eles.
Se levarmos em consideração a quantidade e raridade dos equipamentos à venda hoje, isso acaba sendo um adicional.
Pelo que pude ler, as polícias das FA (de todos os lados) eram tropas diferenciadas para melhor.
Tudo isso junto fez a mística dessa tropa.

O atual Batalhão da PM de SP, de onde saíram os MP, é o 2 Batalhão de Polícia de Choque. Nas dependências desta Unidade, foi inaugurada uma placa a estes combatente em 1980.


Imagem: Ricardo Della Rosa

Em homenagem ainda a estes heróis, foi mandado cunhar um medalhão (provavelmente década de 70), onde diz no anverso "FEB - Nós também participamos", figurando ainda a cobra fumando.





Fonte: hmmb.com.br/forum

2 comentários:

  1. Caros,

    Poderia passar mais informações das baixas dos Policias do Exército na FEB? Quando você diz: ...Outro morreu assim...Segundo registros da FEB perdeu apenas um Policial assassinado por um soldado aliado embriagado na Ponto Venturinna, há outros registros de morte? francismiranda28@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, esta informação está disponivel, se não me engano, no livro do Cel Telhada. Se não estiver lá, terei que perguntar para o autor do artigo, Maj PMSP Galdino.

    ResponderExcluir